Bolha Luminosa
inicial | características conceituais | ficha técnica | características técnicas
necessidades técnicas | logística | fotos | contatos | material de apoio | divulgação

Procedimento, performance e interatividade

A Bolha é uma performance intuitiva sem texto. Uma experiência para ver, entrar e brincar.

O espaço

A atividade é realizada em espaços que ofereçam piso seco, com calçamento regular ou grama baixa, área livre sem obstáculos e pé direito alto conforme as necessidades técnicas dimensionadas. É fundamental a penumbra, por meio do isolamento de aberturas de espaços fechados ou durante período noturno em áreas ao ar livre. É necessário um posicionamento estratégico do balão em áreas amplas e de alto fluxo de pessoas, utilizando recuos, proteção e isolamento da própria arquitetura existente ou por meio da instalação prévia desses elementos de apoio.

O balão

É muito leve e feito de material sintético costurado. Em menos de 10 minutos o balão de nylon branco está cheio de ar, permitindo que os artistas entrem com seus equipamentos de projeção e brinquedos para a execução da performance de luzes, sombras e efeitos especiais.

O ar que infla o balão é injetado por um pequeno motor elétrico com pás apropriadas que forçam o ar de fora para dentro, como um ventilador compacto, mantendo o aparato cheio. Não possui estrutura rígida e sustenta-se apenas com a pressão do ar interna.

A luz

A iluminação interna é produzida por refletores especiais com lâmpadas halógenas, de baixa potência e consumo, que são instaladas do lado de fora do balão e levados para dentro por meio de cabos elétricos que controlam a operação e a resistência das luzes.

A narrativa

No decorrer das experiências com a Bolha, foram desenvolvidas diferentes narrativas, formando um repertório de pequenas performances para diferentes públicos. Um desses curtos espetáculos foi criado para todos os públicos e chama-se "O marujo e a tempestade".

Essa performance conta a história de um jovem marujo que chega em um porto e conhece uma moça. Os dois se apaixonam. Quando o marujo segue viagem, é pego de surpresa por uma tempestade. A moça, pressentindo o perigo, vai ao encontro dele. Para que o amado seja salvo, um mistério deverá ser revelado. Como testemunhas, apenas a lua cheia e todo o público convidado.

A faixa etária

A história "O marujo e a tempestade" é uma narrativa sem texto e indicada para todos os públicos. No momento interativo, as crianças menores de seis anos de idade precisam estar acompanhadas de um responsável para entrar na Bolha.

A duração

É dividida em uma performance de até 14 min. + preparação da experiência de 6 min. + momento interativo de 40 min.

Total 60 min.

A interatividade

Depois de encerrada a apresentação de 14 minutos da performance "O marujo e a tempestade", os artistas preparam o espaço interno da Bolha enquanto os espectadores são convidados a participar, formando uma fila e pequenos grupos, de 7 a 10 pessoas, para entrar no balão. Cada grupo fica pelo tempo de até 5 minutos, para experimentar suas sombras corporais e brincar com as figuras que fizeram parte da história apresentada.

As figuras

As figuras são de borracha E.V.A., um material sintético, inerte e atóxico que permite a livre manipulação por qualquer participante, adultos ou crianças. Algumas dessas figuras são disponibilizadas aos participantes no momento interativo para que experimentem as projeções.

A brincadeira

Para interagir e brincar dentro da Bolha, o público acessa o interior do balão por meio de uma abertura na parte inferior. Mediadores da equipe posicionados na parte interna e externa auxiliam os interessados a entrar, interagir e sair do brinquedo inflável.

Restrições

Não é permitida a entrada de alimentos, bebidas, objetos cortantes, inflamáveis e animais. Crianças com menos de seis anos de idade devem entrar acompanhadas dos responsáveis. Pessoas com necessidades especiais devem solicitar aos mediadores e acompanhantes as instruções para participar da parte interativa.

A sonorização

As sessões são acompanhadas de sonorização mecânica para a audição de trilhas sonoras e eventual uso de microfone para auxiliar na organização do momento interativo.

Originalidade e estranhamento

Todas as atividades realizadas com a Bolha Luminosa têm forte impacto visual e um estranhamento que convida os curiosos a se aproximar e experimentar a brincadeira. Essa ferramenta áudio visual é uma alternativa original, criativa, simples e econômica na valorização de eventos ou celebrações.

© Clube da Sombra / + 55 (51) 3446 9134 / + 55 (51) 9978 5657 / clube@clubedasombra.com.br / facebook.com/clubedasombra