Bolha Luminosa
inicial | características conceituais | ficha técnica | características técnicas
necessidades técnicas | logística | fotos | contatos | material de apoio | divulgação

Formato da montagem

Quando é ao ar livre, as atividades com a Bolha não necessitam de palco ou cadeiras e o público tem liberdade de se movimentar no entorno, com exceção da parte traseira e lateral, locais onde ficam instalados os equipamentos de propulsão de ar, iluminação e sonorização. Em casos de espaços apertados e grande concentração de público, é necessário um isolamento por fita ou gradil, passa cabos ou fixação de cabos elétricos, auxílio de monitores para garantir a segurança e dar apoio na organização dos participantes.

As montagens ao ar livre, em espaços alternativos, salas ou teatros, devem ficar distantes de desníveis, escadas, calçadas, caminhos, portas de acesso, saídas de emergência, banheiros e corredores, evitando acidentes ou transtornos com o fluxo natural dos usuários desses espaços.

Em ambos os casos é importante um técnico responsável que conheça as características e os detalhes técnicos dos espaços. Sempre que possível, é importante fornecer imagens de referência para a equipe de montagem da Cia Teatro Lumbra.

Intempéries

O balão, por ser um elemento cenográfico esférico e leve, com diâmetro de 5 metros e autonomia para se sustentar apenas com a pressão interna do ar, torna-se instável com uma brisa forte, deformando facilmente com uma rajada de vento, dificultando ou até mesmo impossibilitando a performance, portanto deve-se evitar locais expostos a correntes de ar e sempre ter um plano B, em local próximo, para que seja garantida a realização da atividade em caso de intempéries com vento ou chuva.
Em caso de vento moderado o balão é estabilizado por meio de pesos internos e cabos de fixação externa. Em último caso, será necessário que uma equipe de dois ou três apoiadores segure o aparato para garantir a estabilidade do balão.

Iluminação, penumbra e escuridão

Por ser uma atividade que envolve projeção de imagens, quanto mais escuro, melhor. Necessita de no mínimo um local estratégico com penumbra, o mais escuro possível, evitando a incidência de luz direta sobre a Bolha.

De noite ao ar livre

Em espaços ao ar livre, a atividade só poderá ser realizada durante a noite, procurando locais distantes dos postes da iluminação pública, de vias movimentadas com automóveis e prédios com iluminação arquitetural. Em alguns casos é possível agendar previamente com a prefeitura o desligamento momentâneo da iluminação pública do entorno do espaço no horário da montagem e da apresentação.

Durante o dia, só em espaços fechados

Caso a atividade seja realizada durante o dia, exigirá um espaço fechado, amplo, com isolamento prévio nas aberturas e controle da iluminação interna.

Iluminação de apoio

Em ambos os casos será necessário uma iluminação básica, indireta, de apoio, para servir como luz de serviço e luz de plateia, auxiliando na segurança dos técnicos e dos espectadores. Isso pode ser facilmente montado com dois ou mais refletores de qualquer potência, com equipamento disponível, ligados direto no AC, sem dimerização e apoiados em tripés ou instalados em pontos existentes. Um técnico local deverá ficar responsável pela montagem, desmontagem e operação desses equipamentos.

Iluminação cênica

Os equipamentos de iluminação para o teatro de sombras são personalizados, com refletores especiais alimentados por tomadas comuns de 110v/220v. As lâmpadas são halógenas de 24v e 36v, com carga de baixo consumo.

Energia elétrica

Carga máxima prevista de 3000W

Alimentação e segurança dos equipamentos

2 tomadas em bom estado de 110v com proteção de 25 amperes ou
2 tomadas em bom estado de 220v com proteção de 15 amperes

Motor de propulsão de ar

É um motor elétrico, compacto e silencioso de 1/8hp, com pás tipo ventoinha, que forçam o ar através de um tubo de tecido mantendo o balão cheio e estável. A ligação será feita em uma das tomadas solicitadas.

Sonorização

A sonorização é simples, composta por um microfone de mão, com ou sem fio, e amplificação de 1000W, estéreo, para rodar trilha em CD ou MP3. Ao ar livre recomenda-se utilização de tripés para a montagem das caixas. Caso o cliente não possua a configuração solicitada, deverá informar para que seja providenciada a cotação de locação e logística dos equipamentos de sonorização.

Trabalhos sob encomenda

Para performances com temática sob encomenda, será realizada uma cotação personalizada, uma adequação da logística e uma avaliação técnica do espaço determinado pelo cliente.

© Clube da Sombra / + 55 (51) 3446 9134 / + 55 (51) 9978 5657 / clube@clubedasombra.com.br / facebook.com/clubedasombra