Alice no País das Maravilhas

Foto: Maciel Goelzer

Título original:

Alice’s Adventures in Wonderland

Autor:

Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson
(★ 1832 – † 1898)

País de origem:

Inglaterra

Local e ano da primeira publicação:

Londres, 1865

Gênero e estilo:

Romance nonsense (surrealista, absurdo) 

Sinopse

Alice está com tédio e no momento que vê um coelho branco, não pensa duas vezes antes de segui-lo até a sua toca. Ela cai pelo longo túnel até o portal para o jardim das maravilhas. Quando consegue adentrar este mundo atípico, vive momentos surreais de encontros, desencontros e confusões. Alice com a inocência e curiosidade próprias das crianças, explora todo esse mundo maravilhoso, encontrando-se com personagens curiosos como a Lagarta, o Chapeleiro e a Rainha de Copas. Depois de muitos enfrentamentos e incidentes, Alice retorna de onde saiu. Seria tudo um sonho essa grande aventura que acabou de viver?

Curiosidades

É a obra infantil mais conhecida de Lewis Carroll.

Talvez seja o título mais célebre do gênero literário nonsense, com diversas versões para o cinema, o teatro, a televisão e traduzido para mais de 70 idiomas.

As situações criadas pelo autor, muitas vezes desprovidas de coerência, vividas pela protagonista Alice, sugerem imagens de grande potencial poético e simbólico.

Os elementos surreais e os personagens absurdos que vivem nesse universo fantástico criado por Caroll inspiram possibilidades visuais e cenários ricos em grafismos para muitas vertentes das artes.

Fotos: Maciel Goelzer (1), Fabiana Bigarella (2 e 3) e Gustavo Türck (4)