O Pequeno Príncipe

Foto: Maciel Goelzer

Título original:

Le Petit Prince

Autor:

Antoine de Saint-Exupéry, pseudônimo de Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry
(★ 1900 – † 1944)

País de origem:

França

Local e ano da primeira publicação:

Nova York, 1943

Gênero e estilo:

Romance fantástico infanto-juvenil

Sinopse

O narrador da história encontra com o pequeno príncipe ao fazer um pouso forçado no deserto do Saara. Ele pede para que o piloto desenhe-lhe um carneiro.  É aí que começam os questionamentos do pequeno príncipe sobre as coisas mais simples da vida. A partir daí o aviador fica sabendo que o príncipe veio de um planeta muito pequeno onde vivia na companhia de uma rosa vaidosa. Antes de chegar à Terra, o príncipe visitou muitos planetas. Num deles encontrou um rei que pensava que todos eram seus súditos, mesmo vivendo sem ninguém por perto. Conheceu um homem de negócios que se dizia muito sério e ocupado, mas não tinha tempo para sonhar. Em outro encontrou com um bêbado que bebia para esquecer a vergonha que sentia por beber. Também visitou um geógrafo que se dizia sábio, mas não sabia nada da geografia do seu próprio país. Assim os personagens foram lhe mostrando com o quanto se preocupam com coisas inúteis e não dão valor ao que realmente importa. Quando chegou na Terra conheceu uma raposa e fez amizade. Foi com ela que aprendeu que só se conhece bem as coisas que cativa. Se queres um amigo, cativa-o! Daí se revela o segredo do amor: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. Depois de muitas aventuras pela galáxia, ele retorna para casa.

Curiosidades

Essa é uma das obras mais traduzidas da história da literatura. Por meio de uma narrativa poética, o livro busca apresentar uma visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente.

Estima-se que tenha vendido entre 150 e 180 milhões de cópias e isso esclarece as inúmeras adaptações para diferentes mídias. O sucesso dessa obra em todo o mundo colaborou para a criação de um universo construído em torno do personagem e das suas aventuras.

No mundo todo existem homenagens e tributos a Le Petit Prince. No Japão existe uma escultura do personagem em cima do Asteróide B-612, localizado na frente do Museu do Pequeno Príncipe, na cidade de Hakone, na área de um parque próximo ao Monte Fuji.

A cidade de Florianópolis, no sul do Brasil, possui a Avenida Pequeno Príncipe, na Praia do Campeche, que homenageia Saint-Exupéry, que pousou na cidade durante sua carreira de aviador e influenciou a cultura local. Dizem que a população o chamava pelo seu apelido: Zé Perí.

Fotos: Alexandre Fávero (1), Maciel Goelzer (2), Alexandre Fávero (3 e 4)