Foto: Alexandre Fávero
24.07.2018 - TERRITÓRIOS DESCONHECIDOS - 6ª Edição

Vivência no Teatro de Sombras - Módulo I - 2019

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Curso de verão vivencial, imersivo e integral com Alexandre Fávero e Fabiana Bigarella – Cia Teatro Lumbra (RS)

De 20 a 27 de janeiro de 2019
Morro Reuter/Rio Grande do Sul - Brasil

Oportuniza a sensibilização dos sentidos, a aquisição de informações sobre os rudimentos estéticos, técnicos desse gênero e a criatividade com o escuro, o silêncio, o espaço e o tempo na cena.

O compartilhamento do grupo exercita práticas e processos para transformar ideias em cenas e desenvolver a autonomia criativa, permitindo entender os fundamentos para planejar e produzir cenas e espetáculos autorais.

Os fundamentos do sombrista incluem noções de presença cênica, energia corporal, estética, poética, signo, dramaturgia, leitura da forma, alternativas luminotécnicas, manipulação de focos e construção de figuras.

MINISTRANTES da Cia Teatro Lumbra
Alexandre Fávero - sombrista, cenógrafo, iluminador, diretor cênico e encenador.

Fabiana Bigarella - psicóloga, arteterapeuta, assistente de direção, mediadora de experiências interativas e produtora cultural.

Veja mais no link de currículos dos integrantes ou no final dessa postagem.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

PÚBLICO ALVO
Interessados em geral, não é necessária experiência anterior ou habilidades artísticas específicas.

CARGA HORÁRIA

FAIXA ETÁRIA
Acima de 16 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 A vivência se desenvolve em níveis progressivos, complementares e independentes, de aprofundamento sensitivo, conhecimentos teóricos, exercícios práticos, conceitos investigativos e experimentalismo expressivo. A abordagem e o aprofundamento destes conteúdos estão relacionados à equalização dos diferentes interesses do grupo participante.

INVESTIMENTO
TUDO INCLUSO! Curso, hospedagem, alimentação completa, translado coletivo do Aeroporto/Rodoviária de Porto Alegre para o Espaço de Residência Artística.

VALOR DA INSCRIÇÃO

R$ 2.200,00

Planeje com antecedência a sua participação e aproveite as as facilidades na forma de pagamento com a inscrição antecipada.

Para todos os cursos o valor do pagamento inclui hospedagem em quartos duplos e quádruplos (com lençóis, toalha de banho e toalha de rosto); alimentação completa (café da manhã, lanche, almoço e jantar); equipe de produção e atendimento no local, translado Porto Alegre - Morro Reuter - Porto Alegre (aeroporto e rodoviária) e internet Wi Fi.

SOBRE O VALE ARVOREDO
O Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo permite a convivência de criadores e praticantes das mais diversas áreas artísticas em tempo integral, com o objetivo de aprimoramento humano e artístico, aprofundando relações interpessoais e com o meio ambiente, o que configura uma oportunidade única de desenvolvimento.

Para conhecer o processo da vivência da Cia Teatro Lumbra e o Espaço Vale Arvoredo, assista aos vídeos clipes das edições anteriores:
(clique no link acima e confira a edição mais recente)

Contate-nos para mais informações, reservas e inscrições:
+55 (51) 99978 5657 - Alexandre
+55 (51) 99952 1271 - Fabiana

CURRÍCULO RESUMIDO DOS MINISTRANTES
Alexandre Fávero - Encenador, cenógrafo, diretor, sombrista e fundador da Cia Teatro Lumbra (2000). Artista autodidata com mais de 20 anos de atuação profissional e prêmios na área da encenação e da pesquisa em artes cênicas. Em seu processo de criação com a linguagem das sombras e das luzes utiliza diferentes conhecimentos e saberes para investigar conceitos estéticos, desenvolver técnicas e aplicá-las nos mais variados campos das artes.

Fabiana Bigarella - Psicóloga e arteterapeuta atuante no desenvolvimento de formas criativas de associar os processos de autoconhecimento e expressividade à dramaturgia do teatro de sombras. Pesquisa a Sombraterapia, uma integração entre a arte e a psicologia na dimensão metafísica das experiências práticas combinando a força visual e a potencialidade emocional da sombra como ferramenta psicoterapêutica.