Foto Fabiana Bigarella
Foto Fabiana Bigarella
Foto acervo Vale Arvoredo
27.07.2019 - Territórios Desconhecidos - Módulo I - 2020

7ª edição da Vivência no Teatro de Sombras para iniciantes - INSCRIÇÕES ABERTAS!

Curso de verão vivencial, imersivo e integral com Alexandre Fávero e Fabiana Bigarella

Cia Teatro Lumbra (RS)

Acontece no Vale Arvoredo e está na 7ª edição. Já acolheu participantes do Brasil, Uruguai, México, Chile, Espanha e Argentina. O encontro imersivo de uma semana totaliza 76 h/a e é realizado em um espaço especialmente destinado à residências artísticas. O conteúdo oferece exercícios teóricos e práticos para a sensibilização dos sentidos, estimulando a inspiração sobre elementos estéticos, técnicos e poéticos na expressão e na performance com a linguagem das sombras. Cada sombrista investiga, cria e atua a partir dos seus referenciais,pontos de partida e de interesse autoral, ampliando seus potenciais e a criatividade luminosa com o escuro, a escuta do silêncio, a consciência do espaço e a construção do tempo da sombra na cena. Não é necessário ou exigida experiências técnicas em nenhuma área. Propomos a construção coletiva de um espaço e um tempo de descobertas, onde as descobertas e o compartilhamentos entre os participantes permitirá abrir um universo de perspectivas diferentes e repleto de possibilidades.

De 19 a 26 de janeiro de 2020

Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo

Morro Reuter/Rio Grande do Sul - Brasil

Oportuniza a sensibilização dos sentidos, a aquisição de informações sobre os rudimentos estéticos, técnicos desse gênero e a criatividade com o escuro, o silêncio, o espaço e o tempo na cena.

O compartilhamento do grupo exercita práticas e processos para transformar ideias em cenas e desenvolver a autonomia criativa, permitindo entender os fundamentos para planejar e produzir cenas e espetáculos autorais.

O conjunto polivalente de qualidades e funções do sombrista incluem noções de presença cênica, energia corporal, estética plástica, poética visual e rítmica, leitura de signos, micro e macro dramaturgias, composição e leitura da forma, direção de fotografia e luminotécnica, manipulação de focos e construção de figuras.

MINISTRANTESDA CIA TEATROLUMBRA

Alexandre Fávero - sombrista, cenógrafo, iluminador, diretor cênico e encenador.

Fabiana Bigarella - psicóloga, arteterapeuta, assistente de direção, mediadora de experiências interativas e produtora cultural.

Vejamais detalhes sobre o histórico e o currículo dos ministrantes.

NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES

PÚBLICO ALVO

Interessados em geral, não é necessária experiência anterior ou habilidades artísticas específicas.

CARGA HORÁRIA

FAIXA ETÁRIA

Acima de 18 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A vivência se desenvolve em níveis progressivos, complementares e independentes,de aprofundamento sensitivo, conhecimentos teóricos, exercícios práticos,conceitos investigativos e experimentalismo expressivo. A abordagem e o aprofundamento destes conteúdos estão relacionados à equalização dos diferentes interesses do grupo participante.

INVESTIMENTO

TUDO INCLUSO!Curso, hospedagem, alimentação completa, translado coletivo do Aeroporto/Rodoviária de Porto Alegre para o Espaço de Residência Artística.

VALOR DA INSCRIÇÃO

R$ 2.400,00

Planeje com antecedência a sua participação e aproveite as facilidades na forma de pagamento com a inscrição antecipada.

Para todos os cursos o valor do pagamento inclui hospedagem em quartos duplos e quádruplos(com lençóis, toalha de banho e toalha de rosto); alimentação completa (café da manhã, lanche, almoço e jantar); equipe de produção e atendimento no local,translado Porto Alegre - Morro Reuter - Porto Alegre (aeroporto e rodoviária) e internet Wi Fi.

SOBRE O VALE ARVOREDO

O Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo permite a convivência de criadores e praticantes das mais diversas áreas artísticas em tempo integral, com o objetivo de aprimoramento humano e artístico, aprofundando relações interpessoais e com o meio ambiente, o que configura uma oportunidade única de desenvolvimento.

Para conhecer o processo da vivência da Cia Teatro Lumbra e o Espaço Vale Arvoredo, acesse os vídeos das edições anteriores no Canal do YouTube e o site do Vale Arvoredo:

Edição 2019 - https://youtu.be/oyB_uR8T6rU

Edição 2018 - https://bit.ly/2MkLrHi

Edição 2017 - https://bit.ly/2Zed9sE

Acesse o site do Vale Arvoredo.

Contate-nos para mais informações, reservas e inscrições:

clube@clubedasombra.com.br

fabiana@clubedasombra.com.br