Repertório
Projetos
Clube da Sombra
Cia Teatro Lumbra
Notícias
Foto e desenho Alexandre Fávero
Foto de Alexandre Fávero - A Salamanca do Jarau (Roger Lisboa e Flávio Silveira)
Foto Chan
Foto Fabiana Bigarella
Foto Fabiana Bigarella
Foto e desenho Alexandre Fávero
Foto Alexandre Fávero
Foto acervo Clube da Sombra
Foto e desenho Alexandre Fávero
Foto e desenho Alexandre Fávero
25.07.2019 - Cartografia Invisível - Módulo II - 2020

1ª edição da Vivência no Teatro de Sombras para sombristas avançados - ENVIO DE PROJETOS E INSCRIÇÕES ABERTAS!

Curso de verão vivencial, imersivo e integral com Alexandre Fávero e Fabiana Bigarella
Cia Teatro Lumbra (RS)

A Cia Teatro Lumbra oferece pela primeira vez essa modalidade aos sombristas dedicados ao estudo e interessados na produção com a linguagem do teatro de sombras moderno e suas variantes. O encontro acontecerá no Vale Arvoredo, no período do Carnaval de 2020. A equipe da Cia Teatro Lumbra propõe a apresentação e uma seleção de projetos para a investigação, a incubação e o desenvolvimento de ideias, conceitos, estéticas, técnicas, poéticas, dramaturgias e processos artísticos para a qualificação de propostas e iniciativas de criação e produção com a arte das sombras.

De 21 a 28 de janeiro de 2020
Morro Reuter/Rio Grande do Sul - Brasil

É necessário ter mais de 18 anos, possuir alguma experiência com a linguagem do teatro de sombras e apresentar uma proposta de pesquisa.

Essa vivência propicia para um grupo de até dez artistas a oportunidade de investigar e desenvolver de forma teórica e prática projetos de pesquisa e o compartilhamento de dúvidas, processos e descobertas. Os participantes terão contato com múltiplas propostas e pontos de vista, permitindo novas leituras e ideias motivadoras para viabilizar seus projetos artísticos. Cada projeto é planejado e apresentado aos ministrantes para serem avaliados e incubados pela perspectiva das suas incertezas, das possibilidades de mapeamento das escolhas, da riqueza de suas probabilidades e da possibilidade de seus desdobramentos criativos. Um plano para pensar, experimentar, errar, tentar, realizar, avaliar e compartilhar. Uma das principais propostas e aprendizado desse encontro é o exercício constante da reflexão, da generosidade e da humildade sobre o processo criativo autoral, qualificando o senso crítico individual sobre os limites, os processos e as descobertas para alcançar níveis mais profundos de conhecimento e troca.

FACILITADORES DA CIA TEATRO LUMBRA

Alexandre Fávero - sombrista, cenógrafo, iluminador, diretor cênico e encenador. Com 20 anos de experiência, criou, produziu, atuou e dirigiu os espetáculos e performances do repertório da Cia Teatro Lumbra. Dirige cenas, shows, filmes e vídeos autorais, com prêmios de direção, iluminação e dramaturgia no Brasil e no exterior. Assessora empresas e coletivos artísticos e colabora com instituições de pesquisa e ensino para a difusão da arte do teatro de sombras moderno, a capacitação técnica e a formação de público desse gênero. 

Fabiana Bigarella - psicóloga, arteterapeuta, assistente de direção, mediadora de experiências interativas e produtora cultural. Atuante na administração do Clube da Sombra, produtora que agencia a Cia Teatro Lumbra, e na produção dos espetáculos e performances do repertório, participando de vivências, festivais e projetos de circulação nacional e internacional.


NÚMERO DE PROJETOS PARTICIPANTES
No mínimo 5 e no máximo 10

PÚBLICO ALVO
Artistas, atores, encenadores, pesquisadores, sombristas e diretores. É necessária experiência anterior ou habilidades artísticas específicas.

CARGA HORÁRIA
Entre 60 e 70 horas

FAIXA ETÁRIA
Acima de 18 anos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo de trabalho será sugerido por meio de um cronograma de múltiplas atividades, apoiado por um sistema introdutório genérico chamado Cineflux, que orienta e atende o grupo em diferentes áreas da criação e do processo. A assessoria da Cia Teatro Lumbra oferece a liberdade criativa e a autonomia de pesquisa no trabalho. No decorrer do processo, conforme o andamento individual de cada um dos projetos, o processo ganha personalidade e um atendimento direcionado aos seus aspectos mais relevantes, tendo como conclusão a exposição do seu processo investigativo, conforme a escolha de cada investigador.

EXEMPLOS DE TEMAS E LINHAS DE TRABALHOS PARA PROPOR NO DESENVOLVIMENTO DAS PESQUISAS

-Concretizar e planejar uma ideia de cena ou espetáculo;
-Desenvolver um argumento e um roteiro de cenas;
-Criar cenas teatrais;
-Investigar temas e poéticas;
-Adaptar um roteiro para a linguagem da sombra;
-Criar uma estética visual para uma espetáculo;
-Aprimorar a capacidade performática na cena;
-Planejar a criação de uma obra;
-Desenvolver o visual das cenas ou do espetáculo;
-Pesquisar materiais de construção e realizar protótipos;
-Desenvolver  a decupagem e o storyboard de um roteiro;
-Criar o espaço cênico e construir uma maquete de cenário;
-Investigar fontes de luz e efeitos;
-Criar personagens, cenários, ações e cenas;
-Construir objetos de cena;
-Aprimorar a manipulação de recursos e a interpretação;
-Experimentar hibridismos cênicos;
-Treinar cenas corporais;
-Aperfeiçoar cenas e espetáculos;
-Capacitação na direção cênica;
-Estudar conceitos de linguagem cinematográfica;
-Finalizar a direção de um espetáculo;
-Pesquisar e desenvolver uma trilha sonora;
-Qualificar a dramaturgia da obra;
-Analisar uma obra de teatro de sombras;
-Desenvolver estratégias comerciais para um espetáculo;
-Escrever uma tese.








DINÂMICA DA VIVÊNCIA

1ª etapa
-Elaboração e envio de propostas;
-Avaliação das propostas;
-Efetivação da inscrição;
-Compartilhamento de material teórico e referências;

2ª etapa
-Encontro dos participantes no Vale Arvoredo;
-Rodada de apresentação dos projetos de pesquisa;
-Exercícios de sensibilização e dinâmicas de grupo;
-Revisão dos princípios teóricos;
-Pesquisa, estudos e capacitação teórica e prática;
-Rodadas abertas de estudo, análises e experimentações;
-Qualificação e planejamento da investigação;
-Investigações individuais e coletivas;
-Rodadas individuais de assessoria para projetos;
-Atendimento individual e progressão da pesquisa dos projetos;

3ª etapa
-Trocas e compartilhamentos;
-Cartografia da pesquisa e proposta de apresentação;
-Conclusão e apresentação aberta dos resultados dos projetos.

PROPOSTAS DE FORMATOS DE CONCLUSÃO E APRESENTAÇÃO
-Painéis e mapas com o processo e as descobertas;
-Diário de pesquisa;
-Desenhos dos desdobramentos do processo;
-Vídeos e fotos;
-Demonstrações de processos;
-Exposição de objetos, planos, cenas, cenários e maquetes.

INVESTIMENTO

Está incluso na inscrição: assessoria, hospedagem, alimentação, translado coletivo do Aeroporto/Rodoviária de Porto Alegre para o Espaço de Residência Artística e retorno para Aeroporto/Rodoviária de Porto Alegre e recursos básicos de construção e experimentação durante a vivência.

VALOR DA INSCRIÇÃO

R$ 2.400,00

Não está incluso equipamentos e materiais de alta especificidade, tais como: matérias-primas para construção, ferramentas de precisão, equipamentos eletrônicos de iluminação, projeção e sonorização.

Cada proposta deverá apresentar com clareza os objetivos, as necessidades técnicas e os recursos que irá trazer para o encontro.

A Cia Teatro Lumbra disponibiliza parte de seus recursos materiais e de equipamentos, que deverão ser consultados, adequados e compartilhados com os demais participantes.

Planeje com antecedência a sua participação, elabore detalhadamente a sua proposta de pesquisa e aproveite as facilidades no valor da inscrição para duplas.

Para todos os cursos o valor do pagamento inclui hospedagem em quartos duplos e quádruplos (com lençóis, toalha de banho e toalha de rosto); alimentação completa (café da manhã, almoço e jantar); equipe de produção e atendimento no local, translado Porto Alegre - Morro Reuter - Porto Alegre (aeroporto e rodoviária) e internet Wi Fi.

OBJETIVOS

Selecionar ideias e projetos propostos para organizar um grupo de investigação interessado no aprofundamento autoral e criativo com a linguagem do teatro de sombras e suas variantes.

Fomentar nos participantes e no grupo o compartilhamento de dúvidas e descobertas nos processos de qualificação e inovação autoral.

Realizar um intercâmbio internacional onde a Cia Teatro Lumbra acompanha e assessora os participantes nos desenvolvimento dos projetos, nas investigações e na experimentação de diferentes conceitos  e possibilidades para incrementar obras, visando ocupar um espaço no mercado da arte.

Estudar cada proposta selecionada e assessorar um planejamento de aprofundamento que atenda uma ou mais linhas de trabalho investigativo através de pesquisas sobre temáticas, criações estáticas, experimentação de linguagem, hibridação poética, formatos cênicos, materiais de construção, recursos tecnológicos, dispositivos teatrais, planejamento de montagem, treinamento técnico e composição de dramaturgias.

Compreender e exercitar, de forma teórica e prática, a exploração conceitual sobre as incertezas de um projeto artístico e seus potenciais para provocar descobertas e inovações no conteúdo, na forma e no fazer artístico.

A vivência não tem uma única finalidade, assim como os ministrantes não tem a intenção de definir um objetivo aos participantes ou ao grupo. A vivência tem uma natureza incerta e o grupo dinamizará o processo das descobertas, não apenas por meio da investigação para responder perguntas, mas como processo de reflexão, aprofundamento sobre referências, linhas de estudos envolvidos nos processos criativos, formulando questões e associações de ideias. Os diferentes procedimentos e soluções cênicas são a grande riqueza dessa experiência, qualificando e exteriorizando conceitos relacionados à arte da performance e da encenação com as sombras.

A vivência pretende:
-Oferecer espaço, tempo, recursos disponíveis e assessoria no planejamento para estimular o participante e o grupo no movimento criativo da investigação artística;
-Promover a imaginação, a convivência, o estudo, o aprendizado, a observação, a prática e a crítica artística;
-Refletir sobre padrões, diversidade estética, poética artística e originalidade técnica;
-Fomentar a pesquisa de maneira potente, consciente, organizada e clara, estruturando, de forma colaborativa, um registro do processo criativo autoral;
-Expor as dúvidas, as descobertas e as propostas criativas de cada projeto, de maneira clara, generosa e aberta.

PROCESSO SELETIVO

A vivência propicia a liberdade para o participante realizar uma abordagem alternativa de investigação e planejamento, apresentando uma ideia para transformar em projeto ou potencializar um projeto para se tornar uma obra artística. As metas, capacidades e a autonomia processual é apresentada e encaminhada pelo proponente para que o seu projeto seja avaliado, selecionado e adequado ao encontro vivencial proposto na Cartografia Invisível. O contexto de cada proposta, a experiência do pesquisador e as metas que o proponente pretende alcançar são critérios essenciais para a ativação do processo investigativo e na construção de uma rede de estudos e incertezas, individuais e coletivas que tornarão visível e viável a assessoria. Após a seleção dos projetos, os ministrantes da Cia Teatro Lumbra serão coresponsáveis pela organização e progressão dos projetos selecionados, propondo diferentes modos de imersão aos participantes. As pesquisas devem almejar o desenvolvimento e a exploração conceitual, empiricamente e tecnicamente, buscando nas incertezas aquilo que pode provocar descobertas e inovações na forma e no fazer artístico.

Para estabelecer uma linha de trabalho equilibrada entre os participantes, a vivência Cartografia Invisível, atenderá artistas com experiência profissional comprovada ou que já tenha participado de alguma vivência da Cia Teatro Lumbra, permitindo ao grupo um nível qualificado de proatividade investigativa, plenitude no aprofundamento e integridade no compartilhamento.

Serão no máximo 10 artistas participantes, com no mínimo 5 e no máximo 10 projetos para serem gerenciados em cada edição da vivência.

Os projetos, assim como os artistas proponentes selecionados, podem desenvolver suas investigações individualmente ou em dupla, gerenciando as incertezas individuais e coletivas presentes no ambiente criativo que se formará durante o encontro.

Não existe um padrão na apresentação da proposta de investigação. A seleção busca propostas com clareza e detalhamento.

ENVIO DE PROPOSTAS

Encaminhe a sua ideia ou o seu projeto até o dia 15 de dezembro de 2019 para o endereço clube@clubedasombra.com.br e aguarde o nosso retorno confirmando o recebimento com instruções para a inscrição.

SOBRE O VALE ARVOREDO

O Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo permite a convivência de criadores e praticantes das mais diversas áreas artísticas em tempo integral, com o objetivo de aprimoramento humano e artístico, aprofundando relações interpessoais e com o meio ambiente, o que configura uma oportunidade única de desenvolvimento.


SOBRE AS CRIAÇÕES DA CIA TEATRO LUMBRA


Contate-nos para mais informações, envio de propostas, reservas e detalhes das inscrições:

clube@clubedasombra.com.br
fabiana@clubedasombra.com.br
+55(51)999785657 - Alexandre   +55(51)99952 1271 - Fabiana
Compartilhar no Facebook
< Voltar
© Clube da Sombra (51) 3446 9134 / (51) 9978 5657 / clube@clubedasombra.com.br