02.10.2019 - Criaturas da Literatura - Estreia

Espetáculo inédito da Cia Teatro Lumbra estreia em Porto Alegre apresentando clássicos da literatura com teatro de sombras e retroprojeções.

A nova obra celebra os 20 anos da Cia gaúcha e fica em cartaz até o dia 26 de outubro no Instituto Ling fazendo releituras de cenas icônicas de Dom Quixote, Moby Dick, Alice no País das Maravilhas, As Aventuras de Pinóquio, Drácula e O Pequeno Príncipe.

As sessões são sempre nas sextas 14h e nos sábados 16h.

Criaturas da Literatura é um espetáculo para todos os públicos – a dramaturgia inclui poucas falas e uma experiência imersiva no espaço, já que as dimensões da caixa cênica do palco, as paredes e o teto do auditório servem como superfície para as projeções.

Uma montagem que surpreende pela poética visual e emocional, apresentando em cena algumas das personagens mais queridas – e horripilantes – da literatura universal.

Roteiro, dramaturgia, cenografia, iluminação, atuação, direção e Produção: Alexandre Fávero

Roteiro, atuação, assistência de direção, cenografia e produção: Têmis Nicolaidis

Roteiro, produção, assistência de direção e técnica de palco: Fabiana Bigarella

Trilha sonora original: Gustavo Finkler

Figurinos dos sombristas: Daniel Lion

Criação e desenho de objetos de cena: Alexandre Fávero

Assessoria eletrotécnica: Paulo Sicca Lopes e Cláudio Escouto

Cenotécnica e realização: Cia Teatro Lumbra

Produção: Clube da Sombra

Fotos: Maciel Goelzer

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos

Ocupação total: 79 lugares

A montagem foi contemplada no Projeto Ponto de Teatro, com a curadoria do jornalista e crítico de teatro Renato Mendonça e oferece, ao longo da temporada, a realização de bate papos com os sombristas da Cia Teatro Lumbra no final da apresentação e oficinas de crítica teatral com o curador.

Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

Durante o mês de outubro, o Ponto de Teatro do Instituto Ling recebe a estreia da nova montagem da Cia Teatro Lumbra. A companhia gaúcha celebra 20 anos de trabalho e ficará em Os ingressos estão à venda em www.institutoling.org.br e na bilheteria do centro cultural, na Rua João Caetano, 440 - Bairro Três Figueiras - Porto Alegre/RS - Brasil

SERVIÇO – PONTO DE TEATRO

Criaturas da Literatura

Da Cia Teatro Lumbra

Com direção de Alexandre Fávero

Dias 4, 5, 18, 19, 25 e 26 de outubro – sextas-feiras, às 14h e sábados, às 16h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Duração: 60 minutos

Classificação etária: Livre

Ingressos

R$ 40,00 inteiro

R$ 20,00 meia-entrada (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e idosos)

Pontos de venda

Online: https://institutoling.org.br/agenda-cultural

Instituto Ling: de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Informações para a imprensa:

Jéssica Barcellos Comunicação

Jéssica Barcellos – Jornalista