10.04.2020 - Óvoluz - vivência luminosa para a primeira infância

A Cia Teatro Lumbra dá continuidade na sua produção e firma seus objetivos criativos nesse projeto que se dedica à pesquisa e na criação do espetáculo Óvoluz, com foco na primeira infância, buscando na temática da gestação a inspiração para utilizar a linguagem da luz, da sombra, de retroprojeções e realizar apresentações originais e interativas que contemplem o público de 0 a 6 anos.

Essa nova montagem constrói um espaço e um tempo de vivências sobre a luz e a sombra que acontece dentro de um grande balão branco. Bebês, crianças e cuidadores entram em um ambiente imersivo inflável para apreciar sonoridades incomuns e imagens coloridas, formas abstratas, distorções luminosas e sombras brincalhonas que guiam os sentidos curiosos pelo interior do corpo humano, dentro da barriga da mãe. No jogo de sons e do claro/escuro desdobram-se formas, personagens e surpresas do universo microscópico, do mundo natural e as conexões entre o corpo e a natureza. Quando chega no instante do parto os participantes podem experimentar as relações no espaço externo, projetando suas sombras e interagindo com brinquedos e brincadeiras luminosas que fazem parte desse jogo da vida.

Parte da pesquisa dessa linguagem, que é a continuidade da trajetória de 20 anos da Cia Teatro Lumbra com o teatro de sombras, se baseia em experiências com o público infantil e nas vivências que o projeto contempla, servindo de inspiração para entender como acontecem as investigações de bebês e crianças durantes as suas atividades, brincadeiras e jogos – sem a participação iniciadora ou modificadora do adulto.

Outro público que interesse na investigação dessa nova criação é o de portadores de deficiência visual e auditiva que participam por intermédio de duas instituições onde ocorrem oficinas e reuniões e uma assessoria direta no processo de conclusão do espetáculo. A intensão é descobrir com esse público pode usufruir plenamente usando técnicas e tecnologias para materializar as imagens e sons do espetáculo, despertando os sentidos e os sentimentos.

O espetáculo possui diferentes momentos. Contemplativo e interativo. Para isso são desenvolvidos brinquedos e brincadeiras (para bebês, crianças, jovens, adultos e portadores de necessidades especiais) que são utilizados de forma a estimular essa ampla gama de espectadores.

Esses objetos exclusivos são criados, projetados e produzidos para estimular a construção de jogos e brincadeiras onde o espaço, a luz, a sombra, as formas e as cores permitem descobertas pessoais em uma vivência atravessada por conhecimentos das artes, das ciências e das relações humanas.

Além da vivência do espetáculo, pais, educadores e crianças podem utilizar uma cartilha de forma gratuita, com dicas, instruções, jogos, brincadeiras e técnicas que envolvem a linguagem lúdica do teatro de sombras para experiências de diferentes idades e espaços educativos.

O espetáculo estreia em Porto Alegre e posteriormente circula por projetos específicos em festivais tanto no Brasil como no exterior, difundindo o conceito de teatro para a primeira infância e as potencialidades do universo luminoso como ferramenta pedagógica.

Em  algumas ocasiões especiais e sob demanda as apresentações acompanham profissionais das artes e de outras áreas do conhecimento humano para um debate, com um público previamente programado. Os convidados e os participantes são curiosos em geral que conversam com profissionais e estudantes de capacitação e formação específica no campo da pedagogia ou que participam da ficha técnica e do processo criativo de espetáculos com temáticas afins.

Essa montagem tem múltiplas áreas do conhecimento e exige diferentes olhares técnicos para alcançar seus objetivos estéticos, poéticos e pedagógicos. Para isso são reunidos profissionais de diferentes áreas das artes e da ciências humanas para produzir objetos, um espaço cênico imersivo e uma trilha sonora envolvente que use tecnologias para atender videntes, ouvintes, cegos e surdos em diferentes situações e demandas.

Direção Geral, Iluminação, Cenografia e Desenho de Objetos

Alexandre Fávero