Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

ApresentaçãoHistóriaConcepçãoDiário de BordoJustificativaObras ConexasColaboradoresInformações Técnicas
Unidade Nuclear do MitoUniverso SimbólicoUniverso SimonianoBibliografiaObra na ÍntegraFicha técnicaContato

Sinopse
O gaúcho pobre Blau Nunes se encontra com o guardião da gruta do Cerro do Jarau, que lhe convida a passar por sete provas em troca de riquezas. Após, encontra-se com a princesa moura, a teiniaguá encantada pelo diabo indígena Anhangá-Pitã, a qual lhe oferece riquezas. Blau nega e pede seu amor em troca, mas não é atendido.

Ao sair da gruta, recebe do guardião um amuleto com o qual faz fortuna, porém é difamado e isolado. Arrependido, Blau devolve o talismã e com isso liberta o sacristão e a teiniaguá, que formam um casal que dará origem ao povo gaúcho.