A produtora cultural brasileira foi fundada em Porto Alegre no ano de 2006, sob a direção do encenador e diretor teatral Alexandre Fávero e com a coordenação administrativa da produtora, psicóloga e arteterapeuta Fabiana Bigarella, para administrar as criações, produções e operações da Cia Teatro Lumbra.
As pesquisas, encenações, atividades formativas e os direitos autorais fazem parte do patrimônio da microempresa e alavancam a economia criativa com um conceito de profundidade, qualidade e difusão de sua arte nas pesquisas e montagens artísticas originais, participando dos principais projetos de circulação e festivais do país e no exterior.
A produtora mantém uma extensa rede criativa para os diferentes projetos que realiza, tendo produtoras, coletivos e artistas como parceiros e clientes, no Brasil e no exterior. O nome Clube da Sombra é livremente inspirado nas antigas reuniões de homens de conhecimento artístico, filosófico e científico, que através da observação criteriosa dos fenômenos da natureza, calculavam e interpretavam um mundo descrito pelas luzes e sombras. Assim, como os pensadores pioneiros que desenvolveram parte da história cultural da humanidade através de conceitos, invenções e instrumentos, o Clube da Sombra busca por meio da economia criativa e do mercado cultural a sua vertente para a difusão de ideias e expressividade artística.
CRIAÇÕES E PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
Oficinas
Vivências
Processos de aprofundamento para iniciantes e profissionais que desejam criar obras autorais no teatro de sombras. Territórios Desconhecidos, Cartografia Invisível e Sombraterapia são algumas das oportunidades de trabalhos de descobertas pessoais, criações autorais e práticas colaborativas.