Espetáculo Criaturas da Literatura

• Apresentação

Espetáculo de teatro de sombras para espaços alternativos e todas as idades. As cenas com enredos livremente inspirados em histórias clássicas da literatura universal são realizadas em locais previamente escurecidos ou durante a penumbra noturna, ao ar livre.
  • Histórias

Dom Quixote, Alice no País das Maravilhas e O Pequeno Príncipe surpreendem pela poética visual e emocional que cada narrativa guarda no imaginário de seus autores e leitores, apresentando algumas das personagens mais queridas da literatura universal.
  • Clássicos

Cada uma dessas obras clássicas convida a imaginar um mundo de fantasias onde a curiosidade e as memórias acolhem o sensível de cada um através de figuras, cenários e situações icônicas.
  • Memória afetiva

As Criaturas foram criadas para assistir, ouvir e sentir. Cada cena evoca os valores universais contidos nas histórias indicando acessos ao conhecimento e elos de ligação entre diferentes gerações, compartilhadas na cama antes de dormir, no cinema, no momento de desenhar, no teatro e como inspiração na hora de inventar novas histórias.

Provocações

Um convite aberto. Assim pode ser definida a nova peça da Cia Lumbra. Criaturas da Literatura é um portal que oportuniza que pais e filhos desfrutem juntos do mundo literário. Junto com os pequenos, acabamos enfeitiçados por toda a magia contida na simplicidade dos objetos utilizados e nos vemos, outra vez, na meninice.

Ana Paula Gonzatti

Advogada
    A ludicidade e o rompimento com a linearidade (tempo/lógica/pensamento) são os pontos principais da montagem dirigida por Fávero. A opção pelo uso de objetos feitos de materiais descartados, como papelão e plástico, reforça a ideia da brincadeira inventada que valoriza o tempo de maneira diferente. Assistir a Criaturas da Literatura é uma experiência reconfortante especialmente quando percebemos que o essencial (ainda) é simples – muito simples – e invisível aos olhos!

Ana Paula Bardini

Arquiteta e Atriz
    Em algumas das histórias, o fluxo contínuo da movimentação e a alternância ou até mesmo a sobreposição dos elementos cênicos traziam uma sensação semelhante à dos sonhos. Gosto de pensar que essa sensação de não linearidade da narrativa tenha aproximado as “crianças crescidas” da obra.

Gustiele Regina Fistaról

Atriz, Diretora e Professora
    Criaturas da Literatura provocou nas crianças um olhar diferenciado pelo Teatro de Sombras. Mostrou que, em plena era da tecnologia digital, uma lanterna, um retroprojetor e um boneco feito de material reciclável, nas mãos de grandes artistas, nos recuperam a beleza e a importância da Literatura. Belíssimo trabalho, Lumbra!

Iaraci Silva

Professora, Atriz e Contadora de Histórias
    Ao invés de ofertar a ilusão, Fávero e Têmis Nicolaidis operam nos domínios do mágico, sem esconder o processo que dá vida a criaturas fantásticas por meio de luz, da projeção de sombras, de sons e da animação de objetos. Opondo-se à influência digital do cotidiano infantil, a dupla de sombristas resgata o exercício da imaginação e o desdobramento de objetos inanimados em personagens.

Julio Larroyd

Estudante
    Simples, essa é a ideia de Criaturas da Literatura. Um ponto de luz, um objeto em movimento e um anteparo para projetar as sombras. Os recursos técnicos se limitam a um retroprojetor da década de 80 e a lanternas caseiras. Os anteparos são lençóis, cortinas, tecidos soltos, papéis e até as paredes.

Paulo Eduardo Santos

Jornalista

Natal das Criaturas

Quando o espírito natalino toma conta das ruas e se encontra com o teatro de sombras, um efeito mágico se revela. As surpresas que estão dentro das caixas de presentes da Árvore de Natal se abrem e surge delas Dom Quixote, Alice e o Pequeno Príncipe, direto das páginas dos livros para encantar essa noite especial. Cenas curas de teatro de sombras com enredos livremente inspirados em histórias clássicas em um espetáculo para todos os públicos – a dramaturgia inclui poucas falas onde cada história surpreende pela poética visual e emocional, apresentando algumas das personagens mais queridas da literatura universal. Essas obras clássicas convidam a imaginar um mundo de fantasias onde a curiosidade e as memórias acolhem o sensível de cada um. Criaturas para assistir, ouvir e sentir.
    Apresentação de 3 histórias para todos os públicos, com duração total de até 40 minutos, encenadas juntas, em espaço alternativo, fechado ou ao ar livre.

Roteiro, dramaturgia, cenografia, iluminação, atuação, direção e produção
    Alexandre Fávero

Roteiro, atuação, assistência de direção, cenografia e produção
    Têmis Nicolaidis