Criaturas em Movimento

O projeto para a montagem nasce no ano de 2016, da ideia de criar um espetáculo com temática na literatura e que fosse voltado para ambiente de feiras, escolas e espaços alternativos. Uma lista de clássicos da literatura universal surgiu a partir de investigações feitas pela Cia Lumbra e que fundamentaram o início dos trabalhos deste projeto. As histórias, com personagens e cenários que julgamos ser os mais icônicos foram: Dom Quixote, Moby Dick, Alice no País das Maravilhas, As Aventuras de Pinóquio, Drácula e O Pequeno Príncipe.

Em 2019, o projeto começa a ser produzido com recursos próprios. No mesmo ano, é selecionado no edital Ponto de Teatro (uma realização Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling através da Lei de Incentivo à Cultura), em Porto Alegre. O conceito original é adaptado para o espaço restrito do pequeno auditório do Instituto.

Em 2020 o espetáculo é selecionado no edital FAC em Movimento RS e parece ser a hora de converter a montagem de sala para a versão original de rua, levando as Criaturas para dentro de feiras do livro de 9 municípios gaúchos. Nesse momento, é decretada a pandemia no mundo e os eventos com público são cancelados. Sem perspectivas da normalidade voltar a eventos com grande circulação de público, iniciamos as adaptações para a realização de uma versão audiovisual das 6 histórias, com exibições online previstas para outubro de 2021.

 
Foto: Maciel Goelzer (divulgação da temporada no Instituto Ling (2019)
Foto: Fabiana Bigarella (Gravações 2021)

DESCUBRA AS CRIATURAS

Dom Quixote

Moby Dick

Alice no País das Maravilhas

As Aventuras de Pinóquio

Drácula

O Pequeno Príncipe